Cirurgias Plásticas Gengivais
- bucovinicius.com/blog
- 27 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
A busca pela estética do corpo tem aumentado e na odontologia não é diferente. Há uma crescente procura por tratamentos estéticos, que deixam o paciente com um sorriso mais harmônico.
Um deles é a cirurgia plástica gengival, que é o nome dado às cirurgias que visam corrigir a forma e posicionamento da gengiva.
As principais situações são:
- Sorriso Gengival: Quando o paciente sorri e a gengiva fica muito exposta, deixando a relação dente/gengiva desproporcional. A cirurgia corretiva é conhecida como Gengivoplastia, onde é realizada a remoção de excessos (gengivectomia) e reconstrução cirúrgica do contorno da gengiva ao redor do dente.
- Retração Gengival: Quando a gengiva está retraída e a raiz do dente fica exposta pode haver sensibilidade dental, além do incomodo estético. O procedimento mais comum é o reposicionamento gengival, onde o profissional traciona a gengiva para reposicioná-la no local correto.

- Enxerto conjuntivo: Quando a gengiva é mais fina que o usual é necessário realizar uma cirurgia para deixar a gengiva mais espessa. A técnica é a mesma que a cirurgia para tratamento da retração gengival, mas acrescentando-se os enxertos gengivais que são coletados do próprio paciente e inseridos sobre as raízes dentárias que sofreram retrações. O local doador mais utilizado é o palato.
- Peeling Gengival – Remoção de manchas escurecidas na gengiva: Consiste em se realizar uma leve descamação superficial das gengivas, promovendo a remoção das células que fabricam o pigmento marrom, os melanócitos.
Se você gostou das informações, compartilha com mais pessoas nas suas redes sociais ou por seu whats app. Talvez isso possa ajudá-las!
Para demais esclarecimentos, agende uma consulta!
Este texto é assinado por
Dra. Aretha Dantas, CRO-PE 11.445
Atua nas cidades de Serra Talhada-PE e São José do Belmonte-PE
Contato para agendamentos:
87 99640-3008
Comentários